Mondial de La Bière e Expresso Bier Fest agitaram o Brasil no último fim de semana |
Mondial de La Bière
Original do Canadá, o festival foi criado em 1994 por três amantes de cerveja e vem ganhando cada vez mais relevância. De acordo com o site dos organizadores, é hoje o maior festival de cervejas das américas e um dos maiores do mundo, realizado em apenas três países: Canadá, Brasil e França.
No Brasil, o evento aconteceu pela terceira vez, tendo como sede a cidade do Rio de Janeiro.
Durante os três dias de evento, o público estimado de 40.000 pessoas pode conhecer mais de 800 diferentes rótulos de cerveja, sendo 600 deles nacionais. Foram ao todo 112 expositores de todo o mundo, que serviram o impressionante número de 75.000 litros de cerveja (haja sede!).
Muitas cervejarias aproveitaram a oportunidade para lançar suas novidades, como a Brassaria Ampolis, produtora das "Cervejas do Mussum", que lançou a witbier Ditriguis.
O evento sediou pela primeira vez o MBeer Contest, concurso mundialmente respeitado que visa eleger as melhores cervejas do festival que, neste ano, apresentou um resultado não muito comum, um empate. Confira as cervejas vencedoras:
|
Cerveja Colorado: Colorado Ithaca - Ribeirão Preto, Brasil
Cervejaria Coruja: Labareda - Porto Alegre, Brasil
Cervejaria Dortmund Lrda: Nostradamus - Amparo, Brasil
Cervejaria Invicta: Invicta Imperial India Pale Ale - Ribeirão Preto, Brasil
Cervejaria NOI: NOI Nera - Niterói, Brasil
Cervejaria Bodebrown: Bodebrown Black Rye IPA - Curitiba, Brasil
Cervejaria Bodebrown: Bodebrown Hop-Weiss - Curitiba, Brasil
Cervejaria Bodebrown: Tripel Montfort - Curitiba, Brasil
Wäls - Cervejas Especiais: Stadt Jever - Belo Horizonte, Brasil
Wäls - Cervejas Especiais: Wäls Quadruppel - Belo Horizonte, Brasil
Wäls - Cervejas Especiais: Wäls Trippel - Belo Horizonte, Brasil
Wäls - Cervejas Especiais: Wäls Witte - Belo Horizonte, Brasil
Cervejaria Bodebrown / Stone Brewing Co: Cacau IPA, colaboração Brasil e Estados Unidos
Medalha de Platina
Cervejas Colorado: Colorado Ithaca Oak Aged - Ribeirão Preto - Brasil
Wäls - Cervejas Especiais: Wäls Petroleum - Belo Horizonte, Brasil
Por iniciativa do apaixonado por cerveja Rogério Martins e a economista Eliane Pires, a primeira edição do evento aconteceu na belíssima e charmosa estação de trens desativada de Atibaia-SP. Reunindo cerca de 20 cervejarias regionais e distribuidores de cerveja, Food Trucks, espaço para crianças e muita música, o evento contou com a participação de aproximadamente 5.000 pessoas.
Se o Mondial de la Bière se destacou por reunir as maiores cervejarias artesanais, donos de restaurantes, concursos renomados etc, a beleza do Expresso Bier Fest estava no contraponto: Famílias ofereciam a cerveja que elas próprias produziam, para famílias que, em sua maioria, tiveram um primeiro contato com o universo da cerveja artesanal. A organização do evento promoveu um encontro único pois, para algumas cervejarias, expor seu produto se tratava de uma primeira experiência, como foi o caso da Cervejaria Tibaya, que produz as cervejas Pedra Grande, tradicionais de Atibaia.
Os destaques do evento foram as cervejas ESB Speedway, da Cervejaria Bragantina, Valenbier com a sua Pilsen e a Thunderbolt, da Cervejaria Schmitz-zandona.
Imagens do Expresso Bier Fest |
Especialmente desenvolvida para a ocasião, a cerveja ESB Speedway que, antes de chegar ao copo, passa por um "filtro de café", onde entra em contato com grãos frescos de café e tem seu sabor e aroma realçados. A criatividade da cervejaria lhe conferiu o primeiro lugar na votação popular, como a melhor cerveja do evento.
Outro destaque é a cervejaria Sauber Beer, que estampa nos rótulos de seu grande portfólio de cervejas artesanais, quadros de artistas locais, divulgando seus trabalhos como forma de incentivar arte e artistas.
Ambos os eventos provaram o potencial das cervejas artesanais no Brasil e o quanto este mercado ainda tem a crescer, ao mesmo tempo em que procuraram promover o consumo de cerveja de maneira diferenciada, fazendo com que a qualidade e a experiência gustativa sobressaíssem a quantidade e, por consequência, à irresponsabilidade.
Sigam-nos os bons!
Se você gostou desta postagem, compartilhe-a com seus amigos e curta nossa página do Facebook.
Vale sempre lembrar que somos adeptos do lema "Beba menos, beba melhor". Nada de exageros e responsabilidade sempre!
Quer mais?
Conheça também o MemoBier, blog do mesmo autor, onde suas experiências com cerveja se tornam memorias, guardadas e vivas em sua coleção de garrafas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário