quinta-feira, 5 de maio de 2016

A indústria cervejeira já não é mais a mesma, diz mestre cervejeiro da Heineken

A indústria cervejeira já não é mais a mesma, diz mestre cervejeiro global da Heineken em entrevista ao site Business Inside.

Willem van Waesberghe no novo comercial da Heineken
Willem van Waesberghe no novo comercial da Heineken
No último dia 28 de abril, o mestre cervejeiro global da Heineken, Willem van Waesberghe, disse acreditar que a indústra cervejeira está mudando para melhor. "Nós estamos começando a falar sobre cerveja", disse a respeito das maiores mudanças na indústria nos últimos 20 anos. "Os cervejeiros estão muito feliz por finalmente estarmos falando sobre cerveja de novo."

O que, de fato, é verdade - A maior mudança nas últimas duas décadas no mundo da cervejas é que os cervejeiros não são mais as únicas pessoas que se preocupam com o que estão bebendo. Cada vez mais, o consumidor habitual quer saber mais sobre o processo por trás da cerveja e os ingredientes que os cervejeiros estão comprando. Van Waesberghe diz que este crescente interesse em aprender mais sobre cerveja, bem como a preferência pela variedade e transparência, tem sido uma das mudanças mais gratificantes que ocorreu nos últimos 15 anos que tem trabalhado para a Heineken.


Esta transformação , diz, pode ser parcialmente atribuida à popolarização da cerveja artesanal. "Gostamos do mundo artesanal desta maneira", diz. O aumento do movimento artesanal é uma das influências mais importantes na indústria cervejeira em 2016.


Garrafas de cerveja da Heineken
Garrafas de cerveja da Heineken
Geralmente as grandes cervejarias se veem em oposição às artesanais. Cervejarias artesanais, como a BrewDog, vem as grande corporações, como Budweiser e Guinness, contralada pelo grupo Diageo, como sem imaginação e sem paixão, na linguagem da BrewDog.

"Nós apoiamos o movimento artesanal e as cervejarias artesanais devem ser independentes, não degradadas pelas megacorporações, que comprometem a qualidade da cerveja, por meio de corte de processos e de pessoas, para obter lucro", disse Van Waesberghe ao portal.


A enfatização do produtor artesanal em se manter pequeno é algo que  a Heineken, que é uma companhia mantida por uma família e enfatiza a autenticidade dos três ingredientes da cerveja, acredita ser ilusório.


Algumas cervejas artesanais
Algumas cervejas artesanais
"O que eu não gosto sobre o movimento artesanal é que existe um conceito comercial, que condena a cervejaria por seu tamanho", diz. "Um mestre cervejeiro na Heineken tem a mesma paixão artesanal que um um mestre cervejeiro [de uma cervejaria artesanal]."

Enquanto grandes e pequenas cervejarias batem cabeça, é impossível subestimar o quanto as cervejarias artesanais estão moldando as grandes companhias.


Budweiser e Heineken tem dialogado sobre obter dicas de marketing dos produtores artesanais, dado a crescente enfatização de suas façanhas, medias sociais e autenticidade.


Reconhecer o produtor artesanal como um concorrente tem também resultado em  aquisições de pequenas cervejarias pelas grandes companhias. Em dezembro de 2015, O grupo Anheuser-Busch InBev adiquiriu a americana Four Peaks Brewing Company, do Arizona, as britânicas  Camden Town Brewery e Colorado's Breckenridge Brewery, uma série de aquisições que atingiu produtores artesanais de um jeito errado.


Cervejas artesanais
Cervejas artesanais
"Aquisições vão contra a natureza dos produtores artesanais de cerveja - ao comoditizá-las, as grandes companhias estão tantando enganar, aos olhos dos consumidores", afirma Warman.

A Heineken está tentando previnir todo essa desaprovação ao balancear seu crescimento com a dedicação ao ofício artesanal.


"Na minha cabeça, apenas uma cervejaria se destacou como verdadeiramente global, de família e ainda cervejeira antes de tudo; Heineken", escreveu Tony Magee, fundador da Lagunitas em um blog depois de a Heineken ter adiquirido uma participação de 50% de uma cervejaria artesanal da Califórnia. "Neles enchergamos uma cervejaria global que não utiliza adjuntos cervejeiros em sua cerveja carro-chefe, que usa apenas malte. Nós conhecemos uma cervejaria que ainda é dirigida pela bisneta de sua fundadora. Nós encontramos uma cervejaria cujo diretor entende os detalhes da produção de cerveja."


A mais recente campanha de marketing da Heineken ao mesmo tempo apresenta a autenticidade da cerveja do começo ao fim. O anúncio mostra van Waesberghe conversando com o ator Benicio Del Toro sobre a simplicidade da receita da heineken - e, no final, dizendo à estrela "não me f#&e cara!", quando sugeriu a adição de algum novo ingrediente à sua cerveja. Você pode conferir o vídeo (em inglês) abaixo:




Mais:
Acompanhe esta matéria e saiba mais sobre o que rolou na segunda edição do Expresso Bier Fest, em Atibaia:
http://benditacerveja.blogspot.com.br/2016/05/Expresso-bier-fest-atibaia.html

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