A indústria cervejeira já não é mais a mesma, diz mestre cervejeiro global da Heineken em entrevista ao site Business Inside.
Willem van Waesberghe no novo comercial da Heineken |
O que, de fato, é verdade - A maior mudança nas últimas duas décadas no mundo da cervejas é que os cervejeiros não são mais as únicas pessoas que se preocupam com o que estão bebendo. Cada vez mais, o consumidor habitual quer saber mais sobre o processo por trás da cerveja e os ingredientes que os cervejeiros estão comprando. Van Waesberghe diz que este crescente interesse em aprender mais sobre cerveja, bem como a preferência pela variedade e transparência, tem sido uma das mudanças mais gratificantes que ocorreu nos últimos 15 anos que tem trabalhado para a Heineken.
Esta transformação , diz, pode ser parcialmente atribuida à popolarização da cerveja artesanal. "Gostamos do mundo artesanal desta maneira", diz. O aumento do movimento artesanal é uma das influências mais importantes na indústria cervejeira em 2016.
Garrafas de cerveja da Heineken |
"Nós apoiamos o movimento artesanal e as cervejarias artesanais devem ser independentes, não degradadas pelas megacorporações, que comprometem a qualidade da cerveja, por meio de corte de processos e de pessoas, para obter lucro", disse Van Waesberghe ao portal.
A enfatização do produtor artesanal em se manter pequeno é algo que a Heineken, que é uma companhia mantida por uma família e enfatiza a autenticidade dos três ingredientes da cerveja, acredita ser ilusório.
Algumas cervejas artesanais |
Enquanto grandes e pequenas cervejarias batem cabeça, é impossível subestimar o quanto as cervejarias artesanais estão moldando as grandes companhias.
Budweiser e Heineken tem dialogado sobre obter dicas de marketing dos produtores artesanais, dado a crescente enfatização de suas façanhas, medias sociais e autenticidade.
Reconhecer o produtor artesanal como um concorrente tem também resultado em aquisições de pequenas cervejarias pelas grandes companhias. Em dezembro de 2015, O grupo Anheuser-Busch InBev adiquiriu a americana Four Peaks Brewing Company, do Arizona, as britânicas Camden Town Brewery e Colorado's Breckenridge Brewery, uma série de aquisições que atingiu produtores artesanais de um jeito errado.
Cervejas artesanais |
A Heineken está tentando previnir todo essa desaprovação ao balancear seu crescimento com a dedicação ao ofício artesanal.
"Na minha cabeça, apenas uma cervejaria se destacou como verdadeiramente global, de família e ainda cervejeira antes de tudo; Heineken", escreveu Tony Magee, fundador da Lagunitas em um blog depois de a Heineken ter adiquirido uma participação de 50% de uma cervejaria artesanal da Califórnia. "Neles enchergamos uma cervejaria global que não utiliza adjuntos cervejeiros em sua cerveja carro-chefe, que usa apenas malte. Nós conhecemos uma cervejaria que ainda é dirigida pela bisneta de sua fundadora. Nós encontramos uma cervejaria cujo diretor entende os detalhes da produção de cerveja."
A mais recente campanha de marketing da Heineken ao mesmo tempo apresenta a autenticidade da cerveja do começo ao fim. O anúncio mostra van Waesberghe conversando com o ator Benicio Del Toro sobre a simplicidade da receita da heineken - e, no final, dizendo à estrela "não me f#&e cara!", quando sugeriu a adição de algum novo ingrediente à sua cerveja. Você pode conferir o vídeo (em inglês) abaixo:
Mais:
Acompanhe esta matéria e saiba mais sobre o que rolou na segunda edição do Expresso Bier Fest, em Atibaia:
http://benditacerveja.blogspot.com.br/2016/05/Expresso-bier-fest-atibaia.html
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Conheça também o MemoBier, blog do mesmo autor, onde suas experiências com cerveja se tornam memórias, guardadas e vivas em sua coleção de garrafas
Muito bom!
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