Brahma Extra - um ano depois do lançamento
Em setembro de 2015 a Brahma lançou os novos estilos de cerveja Weiss e Lager, que se juntaram à já existente Red Lager, para formar a família Brahma Extra. Desde então, muitas pessoas definiram o lançamento como uma tentativa da marca de se aproximar do público mais focado nas cervejas artesanais, enquanto outros defendem a ideia de que o objetivo da marca seria atratir consumidores ainda não iniciados no universo das cervejas artesanais.Brahma Extra Weiss, Lager e Red Lager (imagem de divulgação retirada da internet. Nenhuma delas é tão bonita assim e não faz espuma) |
Se pensarmos na primeira hipótese, a ideia de que a marca pretende acompanhar as tendências e se aproximar do público consumidor das cervejas realmente artesanais, esta não demostrou bons resultados. Pois, para o consumidor das cervejas artesanais, qualidade vem muito antes do preço e, apesar da linha Brahma Extra ser facilmente encontrada em bares e restaurantes, ao lado de cervejas que chegam a custar até quatro vezes seu valor, nenhum de seus três estilos agradou a este público, que presa por sabor, aroma e principalmente pela experiência gustativa. Porém ainda assim, estas podem ser uma escolha de baixo custo razoável, para aqueles que gostam de surpreender os amigos num churrasco, por exemplo, com destaque para o estilo Red Lager. Vale lembrar que a Ambev possui em seu portifólio outras marcas de cervejas artesanais, como Wals e Colorado, marcas já bastante consolidadas no mercado de cervejas artesanais/especiais, ou seja, mais um motivo para não acreditar nesta ideia.
Agora, se a intenção foi atrair consumidores ainda não iniciados no universo cervejeiro, pode ser que esta esteja funcionando, ainda que não como esperado, já que, neste caso, o preço é um fator decisivo na hora da escolha. De fato as pessoas gostam e querem ser surpreendidas e ninguém quer ficar de fora das novidades ou mesmo se sentir excluído neste mercado cervejeiro, por isso acredito que a linha esteja contribuindo positivamente para o crescimento do mercado. No entanto há um pequeno risco: uma pessoa inexperiente pode se decepcionar com uma cerveja "especial", que não apresenta grandes novidades, além de nome e cores diferentes daquilo que já esteja acostumada a consumir e, com isso, decidir que é melhor continuar consumindo o de sempre, que custa menos, no final das contas.
O fato inegável nesta transformação do mercado cervejeiro é que o consumidor brasileiro de cerveja já não é mais o mesmo de dez ou quinze anos atrás. Por isso acredito que cervejarias centenárias que não estiverem se esforçando agora para acompanhar toda essa transformação, talvez não não existam mais nas próximas duas ou três décadas, daí a importância de se arriscar, como a Brahma está fazendo.
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Obs.: Tentei obter mais informações, mas a emprese responsável pela marca não quis se pronunciar
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