O melhor da cerveja e da cachaça em Bragança Paulista
A convite do grupo A3 comunicação e da Fazenda Coronel Jacinto, estive em Bragança Paulista, interior de São Paulo, para visitar a 6ª Festa da Linguiça da cidade, que aconteceu no parque de exposições Dr. Fernando Costa, popularmente conhecido como Posto de Monta, entre os dias 07 e 11 de setembro deste mês. A festa reuniu os principais produtores locais da iguaria e presenteou o público com receitas para lá de criativas, como o temaki, yakisoba e coxinha de linguiça, apenas para citar alguns exemplos.Cerveja, cachaça em Bragança Paulista |
A cidade, que é tida como a "Cidade da Linguiça", se apresenta também como a cidade da cachaça e da cerveja, por sediar a famosa cachaça de limão e mel Busca Vida e Cervejaria Bragantina, dentre outras. Por isso abro espaço neste blog para falar sobre este roteiro.
Nos últimos anos o Brasil tem experimentado o boom das cervejas artesanais. São dezenas e dezenas de novos rótulos, dos mais variados estilos, a cada ano. Até no "supermercado da esquina" já é possível encontrar uma cerveja que se diga "especial". Porém, se tem algo que o brasileiro ama e sabe fazer muito bem, é cachaça. O primeiro alambique registrado no Brasil data de 1532, no litoral de SP e a tradição passa até pela família do ícone nacional Tiradentes, que produz artesanalmente sua cachaça desde de meados do século XVIII, no mais antigo alambique ainda em funcionamento no Brasil.
Alguns estabelecimentos brasileiros já oferecem palestras e guias de harmonização entre a cachaça e cerveja, ambas artesanais, levando a experiência gustativa à um patamar ainda mais sofisticado. No entanto, a experiência oferecida por Bragança Paulista, especificamente na Fazenda Coronel Jacinto, traz o costume para um modo, digamos, mais brasileiro de ser: uma moda de viola, à beira da fogueira, sob um luar deslumbrante, regado à boa música, Cerveja Bragantina e Cachaça Coronel Jacinto, produzida localmente e envelhecida por 18 anos, além da comida típica brasileira do interior. Experiência riquíssima, que se assemelha aos tradicionais encontros familiares e de amigos, que estamos habituados a viver, pois dificilmente falta algum desses elementos.
Vista deslumbrante de um dos lagos da Fazenda Coronel Jacinto |
A cidade oferece ainda outras opções, como a visita ao restaurante Cà De Mezz Amig, que oferece um maravilhoso menu tradicional italiano, num ambiente e atendimento tipicamente familiar e aconchegante, e ao Galpão Busca Vida, bar alternativo onde o visitante pode se surpreender e conhecer o melhor da cultura e vida bragantina, além de visitar a fábrica da mundialmente conhecida cachaça Busca Vida e, se tiver sorte, assistir a uma aula de teatro no fascinante teatro-escola local.
Programas mais familiares podem ser realizados na Marina Estância Confiança, que fica na Represa do Jaguarí/Jacareí, a primeira e mais alta represa do sistema Cantareira. O espaço comporta uma das maiores marinas da região e oferece hospedagem em chalé e hotel, além de estrutura completa de lazer para toda a família. Na ocasião, realizamos um refrescante passeio de lancha pela represa, que se recuperou bem da seca que atingiu a região sudeste nos últimos anos. Ou seja, para o bom entendedor: Lancha, cachaça e sol. Preciso dizer mais alguma coisa?
Um dia de passeio pela Represa Jaguarí com a Estância Confiança, almoço epasseio pela fábrica da Busca Vida e arredores |
Por mais que o foco deste blog seja falar sobre cerveja, é impossível deixar de lado a cachaça, que alegra a vida do brasileiro antes mesmo que assim fôssemos chamados, antes de produzirmos uma garrafa sequer de cerveja. A cachaça faz parte dos encontros de amigos e do nosso dia-a-dia, além de ser ingrediente principal de um dos drinks mais famosos do mundo. Por isso sempre foi será bem vinda, ainda mais quando combinado com a melhor cerveja, companhia e lugar, como é o caso de Bragança Paulista.
Sigam-nos os bons!
Se você gostou desta postagem, compartilhe-a com seus amigos e curta nossa página do Facebook. Estou também nas redes sociais como @flandatico
Vale sempre lembrar que somos adeptos ao lema "Beba menos, beba melhor". Nada de exageros e responsabilidade sempre!
Quer mais?
Conheça também o MemoBier, blog do mesmo autor, onde suas experiências com cerveja se tornam memórias, guardadas e vivas em sua coleção de garrafas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário