segunda-feira, 9 de maio de 2016

Você não sabe, mas nem sempre está bebendo uma cerveja verdadeiramente artesanal

O boom das cervejas artesanais está forçando as grandes cervejarias a reexaminarem suas técnicas de marketing.

Foto de um homem olhando para um copo de cerveja - Bendita cerveja
Será que ainda dá para escolher uma cerveja verdadeiramente artesanal?
"Se você observar as marcas mais tradicionais, que hoje estão no topo da preferência popular, verá que muitas vezes o orçamento para o marketing é quase zero", relatou Jorn Socquet, vice presidente de marketing da Anheuser-Busch, ao site Bloomberg.

Quando se trata de ser "cool", as cervejas artesanais reinam. Mesmo que grandes cervejarias como AB InBev e MillerCoors ainda dominem 72% do mercado americano, sabe-se que a venda da bebida tem caído nos últimos anos, por isso eles tem encarado a carveja artesanal como verdadeira concorrente.

Por isso as grandes cervejarias estão entrando no jogo, com aquisições como as americanas Ballast Point & Spirits e da Lagunitas, das brasileiras Colorado e Wals, pelo grupo Ambev. No entanto, a questão continua: quando uma cervejaria artesanal deixar de ser independente, esta ainda continuará sendo desejada por seu público? Ou manter-se pequeno é a chave para o sucesso?

"Hoje as pessoas estão realmente preocupadas: As grandes cervejarias estão começando a monopolizar também as artesanais?", disse a analista de tendências para alimentos e bebidas da Quench, Darby Hughes, ao portal Business Insider.


Imagem de tap de chopp, ecolhendo cerveja

Em resposta, as grandes companhias estão tentando reajustar o marketing para seguir a tendência do "artesanal é bom", que é a chave para o sucesso das pequenas cervejarias. O site Bloomberg cita um vídeo publicado no site da Saint Archer Brewing Co, pertencente ao grupo MillerCoors, o qual apresenta 98%  de imagens aleatórias, em branco e preto, de alguém andando  de skate, tocando um instrumento ou surfando, e apenas 2% de imagens representando alguém bebendo uma cerveja, equanto veste uma camiseta com o nome da cervejaria.

Em vez de investir em comerciais no intervalo do Super Bowl, as cervejarias estão investindo em marcas como a nova Best Damn Root Beer, do grupo ABInBev, e com grande sucesso, e em experiências como a do trabalho que resultou na transformação de uma pequena cidade de esqui na  "Whaterver, USA", da Bud Light.

Mesmo as apresentações de marcas criadas por grandes cervejarias estão mudando, como é o caso da Bud Light, que tem passado por uma recente reformulação, a fim de enfatizar a autenticidade de seus produtos e assim atrair os clientes mais conservadores.

No entanto, este marketing "cool" não permite a estas marcas captar a independência das pequenas, as cervejarias artesanais.


Lata da cerveja Bud Light, após redesign, com foco na qualidade e autenticidade do produto
A indignação após a aquisição da cervejaria Camden Town pelo grupo AbInBev, em dezembro de 2015, que naquele momento já era algo aguaradado pelo mercado, fez com que alguns fornecedores passassem a evitar cervejas de grupos main stream, como a escocesa BrewDog, que deixou de comercializar em seus bares os produtos da Camden Town, após a aquisição.
A mensagem diz: "Não venderemos mais nada da @CamdenBrewery em nossos bares. Não suportamos cervejas da ABInBevNews", numa tradução livre.

Ainda de acordo com o site Bloomberg, seis em cada dez consumidores acreditam que a independência de uma cervejaria é fator decisivo ao escolher uma cerveja.

Com isto em mente, segmentar o mercado pode de fato ser a melhor saída para as grandes cervejarias para manter as marcas "cool". Não ser ligada a grupos como ABInBev ou MillerCoors pode ser a esperança das cervejarias artesanais para manter a tão desejada autenticidade da cerveja.

E você, qual é sua opinião? Acredita uma cerveja perde o espírito artesanal, quando passa a pertencer a um grande grupo, ou acha que isto pode ser benéfico para o mercado, que pode passar a receber o mesmo produto por um preço mais acessível?

Na minha humilde opinião, não importa muito o tamanho da cervejaria ou a qual grupo a mesma pertence, desde que esta leve a sério a produção de cerveja e não se renda à tendência de baratear a produção por meio de utilização de compostos químicos e ingredientes de qualidade duvidosa.

Deixe seu comentário e saúde!



Mais:
Quer saber ainda mais sobre essa dicussão? Então confira este post sobre a entrevista dada pelo mestre cervejeiro mundial da Heineken, falando sobre como o mercado tem mudado nos últimos 20 anos


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