Lançamento da Cerveja Vutus nº0012, uma Belgiam IPA pra não sentir saudades da Bélgica |
A Votus, cujo nome vem do Latim e significa Voto, é uma cervejaria de Diadema-SP que, com pouquíssimo tempo no mercado, já demonstra ter atingido um nível de excelência fora do comum, tanto por sua organização corporativa, quanto pela qualidade de seus produtos. Prova disso é sua Votus nº 0009, cerveja mais votada no 1º Festival de Micro Cervejarias do Pão de Açúcar, na votação online, e ajudou a levar a marca a compôr o portifólio da rede.
A Votus nº0012 segue o estilo Belgiam IPA, que ainda é pouco conhecido no Brasil, e foi a vecedora do 7º concurso de cervejeiros caseiros de SP ACervA Paulista. Sua receita, desenvolvida por Sérgio Müller, foi a escolhida entre cerca de 77 outras variações do estilo IPA de todo o estado, conquista que levou a Cervejaria Votus a produzir os cerca de dois mil litros iniciais e adicioná-la à seu portifólio.
A cerveja é bastante frutada e passa longe do amargor das demais IPA's que estão caindo no gosto do brasileiro, oque de modo algum é ruim. A maioria das cervejas deste estilo costumam apresentar níveis de amargor bastante acentuados, que muitas vezes são até agressívos ao paladar, principalmente para os iniciantes no consumo de cervejas artesanais. A Votus 12 apresenta excelente equilíbrio entre todos os elementos que compoem uma boa cerveja de receita belga. O prazer da degustação já começa pelo aroma, que chega a lembrar uma weiss. A aparência de cor âmbar e turva é coroada por uma espuma volumosa, que tem duração média. Ao bebê-la, é possível sentir primeiro os vários sabores frutados e depois você sente um leve amargor, que não é muito persistente, já que a cerveja possui apenas 80 IBU. Possui cerca de 8,4% de graduação alcoólica, quantidade um pouco acima da média, para o gosto nacional, no entanto, como toda boa cerveja de estilo belga, o álcool não é perceptível.
|
A Votus 12 já faz parte do portifólio da cervejaria, mas ainda não entrou na linha de produção oficial, ou seja, não é possível encontrá-la no Pão de Açúcar. A ideia da empresa é produzí-la em pequenas quantidades iniciais e ir aumentando a produção conforme aceitação do público. A boa notícia é que a segunda leva de produção já está à todo vapor e a cerveja tem tudo e mais um pouco para fazer um grande sucesso. Minha sincera impressão ao degustá-la é que o Brasil está no caminho certo na produção de ótimas cervejas. Se você já foi à Bélgica, sabe que as belgas vendidas aqui são ótimas, mas não tanto quanto as de lá. Ao degustar uma Votus 12 você sente que está mesmo bebendo uma verdadeira cerveja belga; quanto mais freca, melhor.
Enquanto a cerveja não está em produção em escala, você pode encontrá-la nos eventos realizados pela cervejaria. Segue alguns deles:
Chefs Especiais - Evento que promove a Gastronomia inclusiva para pessoas com Síndrome de Down desde 2006. Será realizado no dia 11/03 na Rua Catanduva, Pacaembu. Veja mais informações no site: www.chefsespeciais.com.br
Chefs Especiais - Evento que promove a Gastronomia inclusiva para pessoas com Síndrome de Down |
Mesa Praia - A Votus é um dos destaques do evento, que acontecerá entre os dias 17 e 18 de Março, das 14h às 21h na Riviera de São Lourenço, uma das praias mais exclusivas do litoral paulista. Confira toda a programação no site oficial
O pessoal do canal Meninos Podrera também esteve no lançamento e fez um vídeo bem legal, que gostaria de compartilhar. Você pode acompanhar um pouco mais do que rolou no evento e assistir entrevistas com o Sérgio Müller e outras pessoas que estivertam no evento:
Sigam-me os bons!
Se você gostou desta postagem, compartilhe-a com seus amigos e curta nossa página do Facebook. Estou também nas redes sociais como @flandaticoVale sempre lembrar que somos adeptos ao lema "Beba menos, beba melhor". Nada de exageros e responsabilidade sempre!
Quer mais?
Conheça também o MemoBier, blog do mesmo autor, onde suas experiências com cerveja se tornam memórias, guardadas e vivas em sua coleção de garrafas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário