Cerveja e Maconha, existe relação? |
Você sabe o que é lúpulo?
Se você está numa mesa de bar, tomando uma cerveja com os amigos e alguém bem chato te pergunta se você saberia descrever os ingredientes da bebida, talvez você diria que tem malte, levedura e lúpulo, ou talvez que tem malte e lúpulo, ou ainda só saiba dizer que tem lúpulo. Pois é, mesmo não sendo o principal ingrediente da cerveja, o lúpulo, é de grande importância no processo de produção e, sem ele, a cerveja seria uma bebida doce, da qual você provavelmente enjoaria muito rápido; é como se o lúpulo fosse o tempero da cerveja, que equilibra dulçor e amargor, confere aquele aroma característico e faz com que seja possível conservá-la. É por isso que você já deve ter ouvido aquela história sobre os ingleses, que antigamente iam da Inglaterra à Índia de navio, mas a cerveja estragava no caminho, que era demorado, e a solução foi adicionar mais lúpulos à receita, dando origem a um dos estilos de cerveja mais difundidos no mundo, as amargas IPAs (India Pale Ale).
Uma flor danada!
O lúpulo é uma flor (sim uma flor! a maioria das pessoas acha que é um cereal, como a cevada, mas não é), trata-se de uma trepadeira. Na botânica, ele pertence à ordem das plantas Canabináceas (olha aí um nome familiar), que é muito próximo da Cannabis Sativa, que muitos conhecem como Maconha, Marihuana, Erva, Erva do Diabo, Baseado, Tapa na Pantera, Mato Louco, Cigarrinho do Capeta, Biricutico, Cigarrinho de Artista, Dedo de Gorila, Pena de Grilo, Gererê…
Alguns tipos de lúpulo |
Por este motivo, os músicos de jazz nas décadas de 40 e 50 nos EUA, que não bebiam pouca coisa, eram conhecidos como Hopheads, algo que podemos traduzir como Lupulomaníacos, Doidões do Lúpulo, Lopu13... "Hop", em inglês, significa Lúpulo. Mas a fama dos americanos não era muito justa porque a flor não tem os mesmos efeitos da Bituquinha sem Filtro, porém já foi bastante utilizada como sedativo popular. Uma curiosidade interessante é que os ingleses usavam lúpulos como enchimento de travesseiro, para ajudar no sono, e até hoje é também utilizado como um dos principais ingredientes de soníferos naturais.
Há muitas outras curiosidades em volta do lúpulo, mas essas ficam para uma próxima! :D
Se você gostou desta postagem, compartilhe-a com seus amigos e curta nossa página do Facebook.
Vale sempre lembrar que somos adeptos do lema "Beba menos, beba melhor". Nada de exageros e responsabilidade sempre!
Aproveitando o assunto, assista este vídeo e conheça outros nomes dados à Cannabis Sativa:
Muito Bom.
ResponderExcluir