quarta-feira, 28 de outubro de 2015

15 fatos sobre cerveja que muitos desconhecem

fatos sobre cerveja - memobier, benditacerveja
15 fatos sobre cerveja

1- Era uma prática comum na Babilônia 4.000 anos atrás que no mês após o casamento o pai da noiva suprisse o genro com todo o hidromel (cerveja feita com a base de mel) que ele pudesse beber . Como eles usavam o calendário lunar esse período era chamado de “mês do mel”, ou como conhecemos hoje a “lua de mel”.

2- Muitas pessoas sabem que, antes de se tornar presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln era advogado, mas o que poucos sabem é que antes de se tornar advogado ele era dono de uma taverna
3- Antes dos termômetros serem inventados, os mestres cervejeiros mergulhavam o dedo na mistura buscando descobrir a temperatura ideal para adicionar a levedura. Se fosse muito fria a levedura não iria crescer, muito quente e ela morreria. Esse ato de mergulhar o dedo na cerveja derivou a expressão “medido a dedo”, usada até hoje.

4- O texto original do Reinheitsgebot (Lei da pureza da cerveja) listava somente três ingredientes: Cevada, lúpulo e água. Levedura não seria mencionado nos próximos 35 anos.
5- Da idade média, muitos rios eram poluídos, o que tornava a água imprópria para o consumo, por isso a cerveja era mais consumida do que água, inclusive por crianças, pois o processo de fermentação eliminava as bactérias que poderiam deixar as pessoas doentes.

6- Após consumir um balde ou dois da vibrante cerveja que eles chamavam Aul, ou Ale, os Vikings saiam sem medo para a batalha, normalmente sem armaduras ou camisas. Na verdade, a palavra “Berserk” significa “sem camisa”em Nórdico e, eventualmente, assumiu a denominação de suas brutais batalhas.

7- A qualquer hora do dia, 0,7% do mundo está bêbado. Então há 50 milhões de pessoas bêbadas bem agora.

8- Apesar de em quase 100% das vezes ser o melhor, nem todas as cervejas devem ser servidas extremamente geladas, tudo depende do tipo dela. Por exemplo, na Alemanha, muitas cervejas são servidas à temperatura ambiente, sendo que se estiverem geladas demais não são consideradas boas para serem bebidas.

9- Ao contrário do que muitos pensam, as cervejas não devem ser sempre amargas. Existem diversas marcas que trabalham com cervejas frutadas e com sabores inesperados, como Lambics, Krieks e Guezes, só para nomear algumas. O interessante é não ficar restrito a somente um gosto de cerveja, já que as possibilidades são inúmeras.


10- Outro conceito um tanto errado é o de que as cervejas devem estar sempre cristalinas e reluzentes. Muitas marcas trazem o líquido de modo bastante claro, porém, se o inverso ocorrer, não é algo negativo – principalmente porque as bebidas passam por um agressivo processo de filtragem que, além de clareá-las, pode tirar um pouco do sabor também. Alguns estilos de cervejas são propositalmente pensados para serem mais escuros e embaçados, já que isso ocorre devido aos próprios ingredientes.


11- Bolhas que aparecem nas laterais dos copos de cerveja não são algo bom, pois atestam que o vidro está sujo. Se elas se aglomeram somente de um lado, isso é reflexo de partículas que fazem com que as bolhas fiquem concentradas em determinada região do copo. Portanto, fique atento.


12- Apesar de a Heineken ser comercializada em garrafas verdes, alguns estudiosos indicam que esse é o pior tipo de recipiente em que uma cerveja pode ser armazenada. O vidro verde permite que raios UV cheguem à bebida e afetem o gosto dela – claro, se as garrafas forem expostas ao sol por um longo período. Garrafas de vidro que sejam marrons ou as próprias latinhas são mais indicadas para preservar a cerveja por mais tempo.

13 – É verdade que muitas pessoas bebem cervejas direto das garrafas, porém isso não é indicado se você quiser apreciar o líquido de modo mais profundo. Para sentir o máximo do sabor e dos aromas presentes na bebida, beba em copos ou taças de vidro – isso dará mais oportunidades para você sentir o gosto real do líquido. Desse modo, você também pode evitar possíveis gostos metálicos que existem nas garrafas e que se originam quando as tampas são retiradas.

14 – Eu sei que você já ouviu isso um milhão de vezes, mas não custa nada repetir: beber em excesso vai fazer mal a você – e muito. Por outro lado, beber regularmente, porém de modo moderado, não traz problemas ou riscos iminentes à saúde – o segredo é a moderação. Inclusive, alguns estudos comprovam que beber algo alcoólico de vez em quando é até saudável ao organismo, desde que você não extrapole.

15 – As cervejas artesanais ganharam muito mais espaço no mercado nos últimos anos, sendo que é possível encontrar os mais variados tipos para todos os gostos. Existem marcas que misturam frutas em seus ingredientes, aquelas possuem baixíssima porcentagem de álcool (só com 0,5%, como é o caso da Nanny State) e outras que são extremamente fortes (como a The End of History, com teor alcoólico de 55%).

Sigam-nos os bons!

Se você gostou desta postagem, compartilhe-a com seus amigos e curta nossa página do Facebook.
Vale sempre lembrar que somos adeptos do lema "Beba menos, beba melhor". Nada de exageros e responsabilidade sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário